Wanda Engel

Ex-ministra Assistência Social
Tema: Gestão da desigualdade no Brasil: um problema de decisão inadiável
 
Doutora PHD em Educação pela PUC Rio, é diretora do Instituto Synergos no Brasil, organização que atua na área de Parcerias Multissetoriais e Agenda Social 2030, e que teve a função de Organização Estruturante do Pacto pela Educação do Pará.

Foi Secretária de Desenvolvimento Social da Cidade do Rio de Janeiro, Ministra de Estado de Assistência Social, quando coordenou o Projeto Alvorada e a implantação do Cadastro Único das Famílias Pobres, e chefe da Divisão de Políticas Sociais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington DC. Atuou também como Superintendente Executiva do Instituto Unibanco, sendo responsável pela concepção, validação e transferência do Projeto Jovem de Futuro.

Integrou o Conselho Internacional de Liderança Feminina, ligado ao Departamento de Estado dos EUA, constituído por 30 lideranças mundiais, e presidido pela Secretária de Estado Hillary Clinton.
Na década de 90, participou da formulação e implantação das Leis Orgânicas (Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei Orgânica da Assistência Social), atuando também como membro e presidente de numerosos Conselhos de Direitos: Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Conselho Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes e Conselho Nacional dos Direitos de Crianças e, Conselho Municipal de Assistência Social (Presidente), e Conselho Nacional de Assistência Social.

Atuou como delegada nas Conferências Internacionais promovidas pela ONU: Desenvolvimento Social (Copenhague), Copenhague + 5 (Genebra), Contra Racismo, Discriminação e Xenofobia (África do Sul), e como Chefe da Delegação do Brasil na Conferência sobre Envelhecimento (Espanha).

É autora de mais de 40 artigos publicados em jornais e revistas especializadas, como: Scaling up Urban Upgrading in Brazil (2004), Políticas Integrales de Reducción de la Pobreza: el Desafío de la Efectividad (2004) y Recent Experiences in inequality fighting in the region: The Alvorada Project in Brazil (2003).
Promoção e Realização
Apoio Institucional

Fale Conosco

Contato

Fone

+55 61 3218-1800

Secretaria

Câmara de Gestão Pública - CGP/CFA

SAUS Quadra 01 Bloco L - Ed. CFA

70.070-632 - Brasília/DF

+55 61 3218-1842  (8h30 às 18h - segunda à sexta-feira)

fogesp@cfa.org.br