Wagner Siqueira

Presidente do CFA
Tema: O exercício de Política e Poder no redesenho da gestão do Estado
 
Wagner Siqueira é administrador e atual Presidente do Conselho Federal de Administração. Filho de Belmiro Siqueira, Patrono da Profissão no Brasil, como o pai, trabalha incansavelmente pela valorização dos profissionais da área.

Foi Presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, onde promoveu a modernização do atendimento e ampliou os serviços aos registrados, experiência que agora leva aos demais Conselhos Regionais através do CFA.

É membro da Abca – Academia Brasileira de Ciências da Administração e do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

Foi recentemente nomeado Imortal da Academia Brasileira de Economia, onde ocupa a cátedra 123 e é Vice-Presidente da Escolinha de Artes do Brasil.

Com grande experiência como gestor público, Wagner Siqueira foi Secretário de Administração da prefeitura do Rio de Janeiro, presidente do Centro de Convenções - Riocentro e também Secretário de
Desenvolvimento Social da prefeitura do Rio.

Presidiu órgãos estaduais como o IPERJ – Instituto de Previdência do Estado do RJ, atual Rioprevidência, e a Fesp - Fundação Escola de Serviço Público, hoje conhecida como Fundação Ceperj – Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro.

Foi responsável pela implantação e o primeiro Presidente do Iplan-rio - Instituto Municipal de Planejamento da Cidade do Rio de Janeiro.

Foi Presidente do Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro e da Federação Nacional dos Administradores, onde assinava anualmente acordos coletivos com mais de 30 empresas, destacando-se os de Furnas, Cedae, Cerj, BNDES, Telefônica e Petrobrás.

No governo federal, foi Secretário de Modernização Administrativa do Ministério do Planejamento. Ocupou ainda os cargos de Diretor de Administração da Embratur - Empresa Brasileira de Turismo, membro do Conselho Nacional de Turismo/CNTUR e Gerente de Administração e de Planejamento do BD Rio - Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

No Legislativo, foi deputado estadual da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e Vereador, por duas vezes.

Na área acadêmica, foi professor universitário e membro do Conselho Estadual de Educação.

Atuou como consultor de diversas organizações e é autor de centenas de artigos e livros sobre administração de empresas e sobre política e ação legislativa.

Promoção e Realização
Apoio Institucional

Fale Conosco

Contato

Fone

+55 61 3218-1800

Secretaria

Câmara de Gestão Pública - CGP/CFA

SAUS Quadra 01 Bloco L - Ed. CFA

70.070-632 - Brasília/DF

+55 61 3218-1842  (8h30 às 18h - segunda à sexta-feira)

fogesp@cfa.org.br